top of page

IAGO SAMPAIO MARÇAL - ULTRADOAÇÕES

 

Olá, meu nome é Iago, tenho 21 anos, nasci em Teresina/PI e moro em São Paulo desde os meus 8 anos de idade. Atualmente moro com minha mãe, padrasto, irmão mais novo e avó na cidade de Barueri, bairro Parque Imperial.

Em 2011 iniciei minha faculdade de Administração e no mesmo ano comecei também a fazer um planejamento para que em 2015 fosse possível realizar o sonho de um intercâmbio, e de também ajudar de alguma forma uma instituição carente do país de destino.

 

 

 

CORRIDAS

Comecei a correr em 2013 por incentivos de amigos,

e esse esporte realmente mudou a minha vida! Hábitos, rotina, pensamentos, motivação e até mesmo meu desempenho profissional, tudo mudou. Eu sinto que estou gastando o meu tempo com algo que eu realmente gosto, que vale apena cada gota de suor nos treinos e provas, pois me sinto mais vivo, mais "útil" e mais feliz.

Nunca pratiquei nenhum outro esporte com mais frequência e dedicação, na verdade até os meus 19 anos eu fui bem sedentário, e não comia sequer uma folha de alface.

 

ULTRADOAÇÕES

Em 2014 conheci o Unogwaja Challenge através do Nato Amaral, o único brasileiro até agora a completar este desafio que consiste em pedalar cerca de 1660km durante 10 dias e correr a Comrades Marathon 89km no dia seguinte. Não se trata de uma competição, mas sim de uma jornada com um único objetivo. Filantropia!

Pensando nisso percebi que também poderia usar o esporte que tanto amo para fazer o bem, e assim criei o ULTRADOAÇÕES. No dia 04 de Abril vou correr a Two Oceans Marathon 56km representando a Matla A Bana, uma instituição sul-africana que da apoio a milhares de crianças vítimas de abuso sexual. Faço isso realmente de coração, porque sei que a cada 3 minutos uma criança sul-africana é abusada, e eu quero ajudar a mudar este cenário!  

Tenho um contato diário com a Monique Strydom, presidente da Matla, que para minha surpresa realizou trabalhos sociais com o meu grande ídolo Nelson Mandela. Fico realmente muito feliz de estar no meio de pessoas tão boas e de saber que meus esforços para arrecadação de fundos poderá ajudar a fazer a diferença na vida dessas crianças. Todos podem ajudar, e eu mesmo já estou doando 1 rand (moeda na África do Sul) para cada 1km que corro nos meus treinos.  

 

ROTINA DE TREINOS

A Two Oceans será a minha primeira Ultramaratona, e em 2014 estreei nos 42km da Maratona de São Paulo para me qualificar para a ela. Mesmo estando bem preparado a experiência foi bem sofrida por conta do sol que fez no dia da prova.

Meu treinador Peter Corre Rosa, da Run4Health Assessoria Esportiva está cuidando de todo o meu treino de corrida, academia e também psicológico que sem duvidas é o mais importante em provas longas. Ele está fazendo isso de uma forma totalmente voluntária por conta do projeto, e graças a ele estou conseguindo doar 1 rand para cada 1km que corro nos meus treinos como comentei acima. O mais incrível de tudo é que até o fim de 2014 quando corremos a São Silvestre juntos, eu e o Peter só nos conhecíamos pela internet, e isso só prova que quando as pessoas têm sonhos iguais, elas acabam se unindo para um propósito maior.

Nas últimas semanas estou treinando seis dias por semana sendo dois dias de academia com trabalho de fortalecimento, e cinco dias de corrida entre treinos de velocidade e de resistência. Faço todos os meus treinos bem cedo, e ainda estou me adaptando a um ritmo de treino mais lento que é o mais característicos em ultramaratonas. Um desafio a parte que tenho é porque faço todos os meus treinos sozinho, até mesmo os de fim de semana que são os específicos com subidas, o famoso "longão". É por isso que gosto de ter bem claro na minha mente o porquê de estar treinando para uma prova como a Two Oceans, e sem duvidas o motivo vale apena, a filantropia!

 

                                           "Onde quer que você vá, vá com todo o coração." - Confúcio 

bottom of page